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terça-feira, 23 de abril de 2013

Moda Barroco


No séc XVII o processo antropocentrico tem continuidade e o interesse em conhecer a natureza fez o homem um grande observador, trazendo para a humanidade a revolução científica. Importante lembrar também que grandes nomes como Galileu, Descartes, Newton e Bacon fizeram do período uma verdadeira transformação intelectual.
E buscando retratar a emoção humana, Caravaggio, Rubens, Velázquez, Rebrandt deu a arte um estilo de luz e sombra, espalhando-se por toda a Europa em meados do sec XVIII.

Nos anos de 1618-1648 a Europa passou pela guerra dos trinta anos, desinstabilizando o governo, em si falando de moda, não tinha uma corte capaz de ditar moda. Na Holanda continuaram a usar o preto, por influencias protestantes e espanhola. O rufo continua a ser usado, ficando ainda maior.
Ainda não havia uma unidade nas vestimentas, variando conforme o país, mas os homens continuavam a usar o gibão que ampliou e alargou, e o mesmo aconteceu com os culottes. 

Usado por homens e mulheres as golas e punhos estão em evidencia, O Rufo se transforma no cabeção, uma gola de renda, ligeiramente inclinada para cima na parte de trás, parecendo deixar a cabeça apoiada sobre essa base. Também se transforma na gola caída, apoiada sobre os ombros, para ambos os sexos.



Para as mulheres, usava-se uma sobre posição de anáguas sobre uma saia mais arredondada, em exceção a Espanha, que ainda vestia-se com o vertugado.
Para os homens, foi a Inglaterra dos cavaleiros e a França de mosqueteiros, usavam botas ornamentadas com renda e canhões, de inicio só para montaria, mas logo ganha caráter de moda. 




Na década de 40 Os longos cabelos masculinos, e as perucas entraram na moda. A peruca se tornou uma peça importante, transmitindo elegância. Em 1655 o rei Luiz XIV concedeu licença a 48 fabricantes de peruca em Paris. A partir de 1660 novos padrões sociais, etiquetas, modos e principalmente moda, foi imposto pela corte de Versalhes. A partir dai, a moda masculina marcou, o culotte ganhou ornamentos de bordados e renda, tornou-se largo e até os joelhos, lembrando mais a um saiote, o nome dado a peça foi rhingrave, adquiriu grandes referências femininas.



Em 1680 O aspecto de esplendor ganha espaço, deixando para trás os excessos. Os homens começam a usar uma espécie de túnica que chegava a altura dos joelhos, encurtando-se com o tempo chegando a transformar-se num colete, com fortes influencias orientais. O tecido usado eram os brocados e lãs, também uma casaca que complementava o culotte agora mais justo. Na ultima decada do sec XVII surgiu uma espécie de gravata feita com tecido adornado com rendas.
Os ingleses adornavam a cabeça com chapéus com copa alta e abas longas. Os franceses eram de copa baixa e abas largas.  Obviamente as meias de sedas em indispensaveis. A única referencia masculina nos homens da época era um pequeno bigode.

A moda feminina também tinha todo o requinte e esplendor. Usavam uma camisa de manga curta com uma sobrecamisa por cima com decotes acentuados e com mangas até os cotovelos. As cinturas ainda possuíam os corpetes marcando rigidamente. As cores predominantes eram o vermelho escarlate, o azul escuro e o vermelho cereja, mas também era visto cores claras (rosa, azul céu, amarelo pálido) os tecidos eram bastante luxuosos.
Na cabeça usavam um penteado à la fontange , com ares despenteados, presos com fitas. As mulheres ainda não usavam perucas. Com o tempo o adorno ganha rendas, armações de arame,e toucas perdendo um pouco o volume.




Uma curiosidade Feminina da época

Mouches de beauté (moscas de beleza), tinham espécies de pintas, mas eram feitas de seda preta em desenhos inusitados (corações, meia lua e estrelas) que continham um material colante aplicado no rosto. Tinha como objetivo acentuar o charme da face. Haviam grandes moscas por motivos do tipo sóis, pombas, carruagens, e cupidos. Foi a essência de excessos do Barroco.

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