Transposição
junto ao Balé Triádico
A transposição é uma figura que altera a ordem
normal das vozes em oração,é colocar algo ou alguem em lugar diferente do que
se ocupa, transplantar uma pessoa ou coisa: Escondendo à luz de outro, virando
uma esquina, uma colina ou algo similar, esconder a partir de nosso horizonte.
No campo da música, transpõe fazendo o mesmo
material por tons diferentes, funcionando como temporária. Para a literatura,
uma transposição diegética é usar um texto pré-existente para contar uma nova
história. José Pavia usa o termo como tradução transposição metaforicamente em
The Gold Rush Chaplin onde seu próprio corpo é usado como matéria-prima e,
imitando os movimentos de um frango ele relaciona autor, cena e espectador.
Transposição, então tem a ver com a mudança, mover ou mudar algo de uma área para outra. Este conceito pode relacionar com o que Richard Sennett em The Craftsman chamada mudança de domínio: "Com esta formulação do meu próprio, refere-se ao ato de usar uma ferramenta para um fim diferente do que era no início, ou que o principal de uma prática é aplicada a uma atividade completamente diferente. "(Sennett, 2009, 160). Para Sennett, são mudanças territoriais de domínio cruzado.
O porque de transposição junto á explicação do Balé Triadico
Primeira transposição
Em 1931, Oskar Schlemmer escreveu: "Eu admito que eu comecei a dançar no campo da pintura e escultura. É precisamente por esta razão que eu aprecio o movimento e a natureza essencial da dança. Meu campo original de expressão é estática, "movimento que é capturado em um momento de natureza. O mundo das formas e sentimentos artista visual é altamente compatível com o dançarino e sem necessidade de justificar a passagem de um campo especializado para outro, como muitas vezes, é uma empresa muito bem sucedida. "(Schlemmer, 1990, 19)
Mas ele não é o único. No início do século XX esses movimentos eram comuns. Em 1917, Pablo Picasso criou os figurinos e cenários para o desfile de balé, que estreou pelos Ballets Russes (Fig 01) (Fig 02). O texto foi Jean Cocteau, música de Erik Satie e coreografia de Leonide Massine. Aparentemente, Picasso transferiu para a cena o resultado de sua pesquisa pictórica. Para este trabalho, Picasso criou figurinos / esculturas a partir da sobreposição de elementos arquitetônicos, como um tridimensional que adotava em suas pinturas.
Quais foram as fantasias feitas pelo Ballet
Triádico
Percebe-se que o que está envolvido nesta mudança de domínio da pintura e da escultura ao palco é a introdução de materiais na cena que, à primeira vista, parecem inadequados, pelo menos de acordo com a tradição a que estamos acostumados. Mas devemos considerar que tanto Picasso, quanto Schlemmer procuraram fazer a transposição de uma língua. Se estes materiais são de papelão, arame, espuma no palco (Fig 03), não foi feito para dificultar ou impedir o movimento dos dançarinos, eles são uma estratégia para alcançar a expressão através de formas abstratas e geométricas.
Imagens na quebra ↓
Esboço projeto cientifico: Giovana Pimentel
Figura
01 (Picasso vestuário
para May Parade)
Figura 02 (Costumes by
Pablo Picasso, Paris, Mai/1917,
(c)VG Bild-Kunst, Bonn 2005)
Figura
03 (projeto figurino
1º ato)
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