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sábado, 25 de maio de 2013

Balé Triádico part2

Part 2

A segunda transposição

Schlemmer escreveu: "O Balé Triádico: Dança da trindade, Changing Faces de um, dois e três, em forma, cor e movimento também deve seguir achatado na superfície do solo e geometria sólida dos corpos em movimento, produzindo uma sensação de dimensão espacial que resulta necessariamente da trama formas básica como uma linha reta, círculo, diagonal, elipse, e suas combinações. "(Schlemmer, 1972, 127-128)

Não só é a transposição do material no palco, mas há também uma transposição conceitual. Movimentos triádicos no Ballet deve responder a uma lógica matemática e sua estrutura foi geométrica. Schlemmer se interessava na possibilidade de um movimento mostrado no palco, mas seria um movimento definido por certas regras.

A reprise do Balé teria que levar em conta que atende a uma lógica triádica: Os três bailarinos, três atos, 12 danças, 18 vestuários. Mas tem uma lógica por trás dos números e geometria: para Schlemmer a composição geométrica representa a busca do equilíbrio espiritual. Claramente, o Balé criado por ele envolve uma necessidade lúdica, talvez não muito direto para aqueles que não conhecem o resto do universo deste artista que faz um jogo de formas, cores e números expressando a necessidade de encontrar um equilíbrio que excede transcendentes contradições e peculiaridades do mundo cotidiano. Na verdade, o Balé, que começou como uma diversão com cortina amarelo-limão (Fig 04) alegre. O 2º ato composto de um cenário rosa (Fig 05) e à medida que progride, torna-se uma fantasia mística (Fig 06) em que os personagens, contra um pano de fundo preto, perdem gradualmente sua características humanas e tornam-se seres cada vez mais abstratos.


Imagens na quebra

Esboço projeto cientifico: Giovana Pimentel



Figura 04 (1° ato ‘Alegre’)     




 Figura 05 (2º ato grosseiro)    


  

Figura 06 (3º ato ‘Místico)



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