Part.3
A terceira transposição
O corpo da dançarina, que é orgânico, será transformado para atender às leis do espaço criado por Schlemmer. A criação não ajuda o corpo da dançarina, então foi transformado por meio do vestuário. Essa transformação não é ‘rígida’, mas tem suas leis: as leis do espaço cúbico em torno das leis funcionais do corpo humano, as leis do movimento no espaço e formas metafísicas de desmaterialização (Fig 07).
Quarta transposição
Schlemmer tem que transformar essas leis no esquema acima de vestir. Isto é, mover a área de enredo da materialização ou talvez o contrário. As primeiras notas do Ballet Triádico de 1913 “somos uma parte do balé” foi dançado em 1916. A abertura oficial foi em 1922. Leis que estão por trás da criação de seus trajes foram publicados nos anos vinte, quando Schlemmer lecionou na Bauhaus. Schlemmer criou e depois mudou as leis que explicam, ou já foram feitas quando começou a desenhar os figurinos(Fig 08)? Isso é algo que não se sabe. O que está claro é que as leis contidas de forma abstrata tiveram que se desenvolver na realidade material (Fig 09). Os trajes eram feitos de materiais concretos e tangíveis, como o corpo do bailarino que viveu. E isso nos leva de volta para a primeira transposição. Os trajes feitos por Picasso limitaram o movimento do dançarino? Parece que eram uma combinação de fios, tecidos e espuma. Dispositivos que conforma o corpo como isenção ou prótese. Projetado para enganar o espectador e distorcer, ampliar ou desafiar suas noções de espaço.
Quebrar a tradição, até certo ponto, vendo o que o campo oferece.Os trajes do grupo são um desejo de Schlemmer por outra língua, um balé diferente. Mas não devemos perder de vista que vemos este material quase cem anos depois que ele foi criado. Schlemmer, certamente, não era o centro da tradição da dança e sua formação como artista permitiu-lhe talvez um olhar que desloca embora a tradição não se quebra em tudo. Os movimentos, nos permite encontrar as lacunas no seu trabalho com as possibilidades que deslizam talvez difícil de realizar na época.
Esboço projeto cientifico: Giovana Pimentel
Imagens na quebra ↓
Figura
07 (
Figura Homem e Arte" no teatro da
Bauhaus, Wesleyan University Press,
Connecticut, 1961)
Figura 08 (Schlemmer Alambre)
Figura 09 (Schlemmer Alambre)
Nenhum comentário:
Postar um comentário