Bizancio
Sec VI Bósforo que se chamava Bizancio e a capital passou a ser Constantinopla
Roma estava enfraquecida e o imperio foi transferido para uma antiga colonia grega. No final do mesmo século o imperio foi dividido em imperio Romano ocidente e imperio Romano do Oriente, fortificado economicamente, foi privilegiada servindo de entreposto entre ociedente e Oriente.
A religião do lugar era cristã, mas bastante diferenciada da igreja romana. Com o passar do tempo em meados do sec XI houve de fato a cisão entre cristandade, que se dividiu em católica Romana e Ortodoxa Oriental (trecho livro: Historia da Moda João Braga).
Falando de indumentaria local, A seda foi o principal tecido usado em Bizancio, com grande aproximação em roupas religiosas e militares.
Não precisavam importar o tecido da India e China pois tinham produção própria. O tecidos mais suntuosos eram de uso imperial, caracteristicas da vestimenta: Refletiam luxo e requinte com roupas bordadas com pérolas, ouro e prata, eram feitos com lã, linho e algodão.
É evidente a influencia romana, árabes e persas nas peças. Muitas cores presentes, complementação ornamental com cenas religiosas, motivos florais e até mesmo animais.
Não usavam como compromisso de sedução mas sim de diferenciação social, diferente daquelas usadas no periodo da antiguidade classica, tanto na grecia como em roma.
Apesar das diferenças o corte do manto nitidamente romano evoluiu ganhando maior comprimento, preso nos ombros por broches ou fivelas (feitas de joias). A peça era semelhante para os dois sexos, manga longa até os punhos.
Os sapatos também tinham ecesso de ornamentação de pérolas e pedras.
Ainda hoje as igrejas Ortodoxas usam a vestimenta que os imperadores bizantinos usavam em cerimonias religiosas.
Texto: Giovana Pimentel
Referencias
Textos/argumentos/filmes/artigos
Historia da moda
Moda uma filosofia
Chic
Leis suntuárias
Nenhum comentário:
Postar um comentário