Páginas

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Introdução Grécia

Introdução Grécia

Península balcânica, litoral cortado.

A cultura Grega é composta da crença politeísta e do padrão estético que influencia até os dias de hoje em grande parte do Ocidente.
Falar da grécia é falar de democracia, de conhecimento, de arte de filosofia e tantas outras coisas que são sem dúvida de grande importância.
É claro que o drapeado marcou muito a indumentaria Grega, muito elaborado e marcante, eles se preocupavam com a estética e não com o erotismo. O retângulo de um tecido era suficiente para criar suas peças, um exemplo é o quíton.
Homens e mulheres usavam-no. Mulheres sempre longo, homens somente em momentos cerimoniosos, curto no dia-a-dia. Preso embaixo dos braços o quíton, tinha uma das laterais aberta e a outra fechada, pendendo uma cascata nas laterais. Preso com broxes ou alfinetes e na cintura com uma corda, era largo e comprido possibilitando varios planejamentos.
No passar do tempo, esse quiton virou uma especie de túnica feita de linho composto por duas partes costuradas muitas vezes possuindo mangas. Os trages complementares masculinos tinham a clamide, feita de lã grossa considerada militar e mais curta. o himation era uma Roupa civil mais ampla usada em dias mais frios. O manto feminino era mais longo, o peplo que ia até os pés.
Os jovens do séc V a. c. raspavam a barba por motivos de seriedade. Os cabelos masculinos eram curtos e os das mulheres, amarrava-se com chinós ou fitas.
Calçado: Sandálias amarradas aos pés e ás pernas.
As jóias era parte do adorno, braceletes, brincos, broches, alfinetes, anéis a té mesmo tiaras.
Conforme o tempo foi passando a indumentaria Grega se tornou cada vez mais luxuosa devido a cultura de maior prosperidade.

Texto: Giovana Pimentel

Referencias
Livros/artigos/filmes
Filme - Cleópatra
Serie - roma
Livro - Historia da moda
Livro - Moda comunicação e vestuário

Nenhum comentário:

Postar um comentário