Páginas

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Introdução Europa Feudal

Europa Feudal

Devido a invasão dos povos bárbaros em território do império romano ocidental, os centros urbanos passaram por grandes crises econômicas  levando ao deslocamento do povo para o campo. Assim surgiram os feudos, diferentes e não obedeciam a uma mesma ordem. Então os senhores feudais, adquiriram poder político devido sua produção agrícola dar muito rendimento.
Por consequência desse deslocamento, a produção artístico cultural decaiu, porque os valores dos povos invasores foram inseridos. Houve uma tentativa de unificar a Europa e privilegiar o ensino das artes, mas só obteve sucesso enquanto o católico governante Carlos Magno estava vivo.
A indumentária local tinha grau inferior ao luxo ostensivo bizantino, por razão econômica  Perderam valores clássicos e culturais, surgindo singularidades isoladas do inicio da baixa idade média, mista com diversas culturas europeias, logo uniforme na maneira de se vestir.
Os da corte usavam fibras como linho ou lã, tinham uma qualidade técnica mais aprimorada, alguns usavam seda. Os menos favorecidos tinham um material inferior.
A vestimenta do dia-a-dia era menos suntuosa. A silhueta não era o fator mais importante na roupa, porem usavam muito tecido. As diferenças sociais era nas tonalidades das cores, a classe privilegiada usava mais variadas e ostensivas, os desfavorecidos,  sóbrias e discretas.
Túnicas femininas (stolla) eram presas aos ombros com broches e na cintura com um cinto, com ou sem manga. Usavam um lenço (palla) e também um manto cumprido quase do tamanho da túnica. 
Os homens usavam a (gonelle) túnica curta na altura da panturrilha para os favorecidos, no joelho para os desfavorecidos ambos presa ao corpo por um cinto. Para os dias frios calções e bandas de tecidos amarrados nas pernas por baixo da túnica, e, por cima uma capa semicircular presa com um broche ao ombro.
Os calçados de couro eram amarradas as pernas, mulheres e homens usavam o cabelo longo, mas presos para as mulheres.

Texto: Giovana Pimentel


Referencias
Textos/argumentos/filmes/artigos
Historia da moda
Moda uma filosofia
Chic
Leis suntuárias

Nenhum comentário:

Postar um comentário