Pregas
Existem vários tipos de pregas, mas as básicas são a fêmea, a macho, a prega faca e o plissado. Ela serve para dar volume ou Movimento.
A fêmea é feita virada para dentro. ela geralmente é costurada na lateral do saia ou no meio das costas, dando mobilidade.
A macho é mais simples. dobre o tecido virando a parte para fora de um lado e faça o mesmo no outro.
Para facilitar o plissado lembra um leque. Dobrada regularmente ela é costurada com fixação de uma prega. é muito provável que saia desde o começo ate o fim da saia
A prega faca é mais delicada, não tem costura (marca-se com um ferro) e dar volume em lugares super localizados.
Pregas clássicas tem caimento pro lado esquerdo e a não tao clássica, tem o caimento pro lado direito.
sexta-feira, 29 de março de 2013
domingo, 24 de março de 2013
Moda, cotidiano e estética
Moda, Cotidiano e estética estão interligados e precisam um do outro pra se desenvolver. Moda abrange tudo que esta em evidencia em algum momento, mas esse termo está voltado ao vestuário. Estética junto à moda é aquilo que todos julgam belo, um exterior que induz a querer ser igual. Cotidiano é o que vivemos todo dia, algo que se torna hábito e normal/rotina.
A moda segue tendências que agrada ou de alguma maneira influencia o uso. Ela passa por ciclos rápidos e muitas vezes se reinventa. Moda é recente, mas se deriva da ideia de cobrir o corpo. Pensadores, historiadores, etc. têm várias maneiras e opiniões de como ela surgiu, alguns dizem que veio através da cultura, outros acreditam na ideia de que foi criada para diferenciação social, enfim não se sabe ao certo quando ou como ‘moda’ surgiu. Moda é uma criação que se espelha na arte, ainda que paralelas, mas diferentes.
Estética pode ser algo bonito ou feio, uma pessoa com físico diferente talvez não esteja na concepção belo de estética porque a grande maioria da sociedade tem opinião induzida por influencia da mídia, pessoas ‘importantes’ e não aceita algo diferente como belo, logo o esteticamente feio, se torna o contrário do que julgamos belo.
O cotidiano é o rotineiro do dia-a-dia. É o que estamos acostumados a fazer ou ver, o já imperceptível.
Moda está no nosso cotidiano e dita uma estética que avalia bonito, feio, brega, vulgar, style, etc. Mas a nova moda também se deriva do que as pessoas desejam usar no seu futuro cotidiano, podendo também mudar a estética de que o bonito pode não ser mais mulheres magras, e sim malhadas.
Texto: Giovana Pimentel
Texto: Giovana Pimentel
Esteticamente diferente
Projeto desconstrução do corpo humano
Fizemos um projeto que visava desconstruir a arquitetura do corpo humano criando uma nova forma a partir das primárias já existentes (triangulo, circulo e quadrado). De inicio, buscamos artistas, arquitetos e modistas que se inspiravam nas formas geométricas, pesquisei Melissa Peck, Leon Pei e Balenciaga.
Melissa Peck é uma artista americana que inicia sua obra a lápis e em seguida pinta a óleo, sua inspiração é o cotidiano simples das pessoas.
Leon Pei é um arquiteto chines criado nos EUA. Pei Abriu seu estúdio com o intuito de fazer grandes obras urbanísticas, galpões e edifícios. Alcançou celebridade quando projetou e fez a Piramide de vidro que se localiza na entrada do museu do Louvre.
Balenciaga foi um estilista considerado o arquiteto da alta costura pelo seu amplo conhecimento na confecção dos trajes e utilização de linhas puras contando ainda com o perfeccionismo, que era sua marca.
Com essas imagens fizemos um painel de inspiração linhas retas, em seguida, um 3D que logo levaria ao busto. Assim nosso trabalho foi completamente focado em linhas retas e no intuito de CRIAR UMA NOVA FORMA.
Arquitetura do corpo humano!
Triadisches Ballett (Balé triádico)
Criado em
1922 e inspirado nas Marionetes germânicas da época, o Ballet Triádico foi um
dos primeiros espetáculos abstratos da história. Seu objetivo era a desconstrução
do corpo humano e com movimentos tensos, um pouco maquinários transmitiam com
clareza cor, corpo, luz e forma. Instituído pelo Alemão Oskar Schlemmer
(pintor, escultor, desenhista e cenógrafo) formado na academia de Stuttgart junto
a Adolf Hoelzel, foi peça chave nas mudanças estéticas.
Modernista,
Schlemmer ver o corpo como uma máquina, seus figurinos São completamente
diferentes dos normais e permitiam um movimento tenso e nervoso, submetendo
noções de identidade e tempo. Composta por três atos 1° amarelo limão que transmite alegria. o 2º que tem como foco o cenário rosa, e o ultimo Místico, que o faz esquecer do real, e o imaginativo inicia.....
os três atos
Foto original
reprodução SENAC campus santo amaro.
Assinar:
Postagens (Atom)